terça-feira, 13 de julho de 2010

1º Colóquio Íbero-americano de Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto

Apresentação

Dentro da perspectiva aberta nas ultimas décadas pela ampliação do conceito de patrimônio, a idéia de “paisagem cultural” parece oferecer novas possibilidades para a área, combinando aspectos materiais e imateriais do conceito, muitas vezes pensados separadamente, indicando as interações significativas entre o homem e o meio ambiente natural. Com isso, recoloca-se o próprio campo do patrimônio cultural, abrindo-se uma perspectiva contemporânea para, ao lado das novas contribuições, inclusive tecnológicas, se pensar também de forma mais integrada diversas idéias tradicionais do campo da preservação.

Este colóquio pretende discutir as diversas dimensões da idéia da paisagem cultural, tanto aquelas de natureza conceitual, metodológicas e projetuais, quanto suas implicações para as políticas de valorização e intervenção. Essa discussão dá-se num momento em que, na América Latina começam a se criar instrumentos para a tutela da paisagem, cabendo se destacar a promulgação, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da Portaria n. 127, que estabelece a chancela da “Paisagem Cultural Brasileira”, definida ali como uma “porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores”.

Este colóquio é fruto de uma colaboração entre o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o grupo de pesquisa Paisaje Cultural - Intervenciones Contemporáneas en la Ciudad y el Territorioda Universidad Politécnica de Madrid (UPM), que também realiza um trabalho interdisciplinar sobre a paisagem, articulando áreas como a arquitetura, a engenharia civil, as ciências da terra, as ciências sociais, a história e a arte, através de três linhas de trabalho ancoradas na construção da memória, na construção da exterioridade e na re-construção da paisagem.


Página WEB: http://www.forumpatrimonio.com.br/paisagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário