
A Vila ferroviária de Paranapiacaba recebe homenagem do Ministério das Comunicações e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos com o lançamento de selo. A cerimônia de lançamento será nesta terça-feira (20), às 18h, no Salão Burle Marx, 9º andar do Prédio do Executivo, no Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/n, Centro). Participam do evento, aberto ao público, o prefeito Dr. Aidan Ravin, os secretários Edson Salvo Melo (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) e Eduardo Sélio Mendes Junior (Gestão de Paranapiacaba), além de Dagila Mendes Bernardes, gerente do Centro de Tratamento de Cartas de Santo André, representando José Furian Filho, diretor Regional dos Correios de São Paulo.
Com o título “Vila inglesa de Paranapiacaba, o paraíso no Sul de São Paulo”, o selo foi elaborado pelo artista mineiro Darlan Rosa e impresso pela Casa da Moeda do Brasil. Para a elaboração, o artista se utilizou das técnicas de desenho e computação gráfica. A nova série, com tiragem de 300 mil exemplares, circulará no Brasil e no exterior.
O selo mostra locomotiva a vapor em movimento sobre fundo na cor verde, representando a Mata Atlântica, e vista parcial da vila inglesa de Paranapiacaba, localizada a cerca de
Vila é tombada pelo patrimônio histórico
Localizada a cerca de
O patrimônio tecnológico e o entorno da vila, composto por remanescentes da Mata Atlântica, foram tombados em 1987 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2002 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e no ano seguinte na esfera municipal, pelo Condephapaasa.
Algumas das principais atrações da vila andreense no que diz respeito a edificações de interesse histórico-cultural são o Museu Castelo, responsável por resgatar a história da vila e da ferrovia; o Antigo Mercado e o Clube União Lyra Serrano, onde são realizadas diversas atividades sociais, bailes, shows e exposições. Outra ótima opção de lazer é a viagem de maria-fumaça, operada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. O passeio, de cerca de
Já no Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o visitante tem a opção de se aventurar por diversas trilhas, feitas com o acompanhamento de monitores ou optar pela prática do arvorismo. O serviço de monitoramento das trilhas custa a partir de R$ 8 por pessoa. A vila dispõe ainda de opções de bares, restaurantes e hospedagem, entre outros serviços.
(Marcos Imbrizi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário