quarta-feira, 14 de julho de 2010

I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (I ENANPARQ)

PRIMEIRA CHAMADA DE TRABALHOS
Data: 29 de novembro a 03 de dezembro de 2010
Local: Palácio Gustavo Capanema - Rio de Janeiro/RJ


APRESENTAÇÃO

O I Encontro Nacional da ANPARQ – Associação de Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (I ENANPARQ) tem como objetivo discutir questões inerentes à pesquisa e à pós-graduação em arquitetura e urbanismo, contribuindo para o avanço do conhecimento e a consolidação da área e para a formulação de novas questões e proposições para a sociedade.

O I ENANPARQ pretende responder de forma ampla e prospectiva indagações sobre as relações da arquitetura e do urbanismo com a sociedade contemporânea em seus diversos aspectos. O pensar o porvir da disciplina abrange a reflexão sobre seus problemas e dilemas.

Tendo como público alvo professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo de todo o país, o evento possui caráter disseminador de conhecimentos e de aprofundamento de idéias.

Os objetivos gerais do evento são:
• Divulgar e debater a produção de pesquisa na área da arquitetura e urbanismo realizada no período recente, em particular pelos programas associados e filiados, mas também por estudiosos dos temas abordados.
• Analisar os resultados da produção arquitetônica e urbanística no país, discutindo perspectivas para o futuro próximo.
• Promover reflexões teórico-metodológicas nas áreas temáticas de atuação da Associação.
• Fomentar a participação de jovens pesquisadores estimulando-os a difundir seus trabalhos.
• Discutir a situação da pesquisa e do ensino de pós-graduação no campo da Arquitetura e Urbanismo.


CARACTERIZAÇÃO DA TEMÁTICA GERAL DO EVENTO
Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e prospectivas

Em tempos de crescimento urbano global, da conseqüente ampliação das demandas da sociedade, e do fomento das atuações em redes, a transversalidade de temas e objetos difunde e induz os processos e enfoques criativos. Numa abordagem prospectiva, o I ENANPARQ visa identificar o estado da arte da reflexão sobre o campo disciplinar, buscando compreender as questões, possibilidades e impasses subjacentes às pesquisas em Arquitetura e Urbanismo na atualidade e contribuir para a formulação de novas prioridades e diretrizes.

Assim, espera-se que as discussões possam abranger amplamente a produção das pesquisas na área no âmbito da teoria, da crítica, da história, da tecnologia e do projeto, na escala do edifício, da cidade, da paisagem e do território.

Observando-se os discursos teóricos, a prática e os diversos temas do fazer arquitetural, urbanístico e paisagístico, e o ensino as contribuições serão organizadas a partir dos seguintes blocos temáticos:
(1) teoria, história e crítica
(2) projeto
(3) tecnologia e conforto
(4) análise e representação


PROGRAMAÇÃO

O I ENANPARQ se estrutura a partir de Simpósios Temáticos (ST) propostos pelos pesquisadores, professores e discentes, onde serão discutidos os temas em curso na pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

A exposição e apresentação de Pôsteres mostrando resultados de pesquisas complementa o quadro da produção cientifica e acadêmica em debate.

Paralelamente o evento contará com palestra de abertura e mesas redondas sobre questões da atualidade da pesquisa na área, com palestrantes convidados.

O I ENANPARQ inaugurará a série de premiações ANPARQ de teses, dissertações, artigos científicos e livros.

A Assembléia Geral da Associação ocorrerá no último dia do evento.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (ST)

Os Simpósios Temáticos deverão propor discussões sobre temas específicos das pesquisas em desenvolvimento, bem como reflexões teóricas atuais sobre a área. Reúnem um conjunto de trabalhos que aglutinem pesquisas desenvolvidas e em andamento relacionadas aos blocos temáticos propostos no evento.

A seleção dos Simpósios Temáticos por parte da Comissão Cientifica será balizada pela originalidade do tema, pertinência aos temas do evento, e relevância e contribuição científica e acadêmica.

O Simpósio Temático deverá ser proposto por um Coordenador que será responsável pela pré-seleção dos trabalhos a serem apresentados e discutidos no ST.

Na composição dos participantes dos Simpósios Temáticos estimula-se a integração de diferentes subáreas e instituições. Poderão compor os Simpósios Temáticos pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação, tanto do país como do exterior.

Os Simpósios Temáticos serão conduzidos pelo Coordenador da sessão (proponente do ST), devendo constar de introdução do ST, apresentação dos trabalhos pelos participantes (20 minutos por apresentação), debates e discussões entre os membros do ST e o público da sessão.

O conjunto dos trabalhos completos que compõem os Simpósios Temáticos aceitos para apresentação serão publicados em formato digital em sua íntegra. Serão também selecionadas as contribuições individuais mais relevantes dos Simpósios Temáticos para publicação em livro.

Os STs serão constituídos de no mínimo quatro e no máximo oito participantes. Cada pesquisador poderá participar de até dois Simpósios Temáticos, não sendo permitido ao participante coordenar mais de um Simpósio.

Para a apresentação do ST é obrigatória a inscrição no evento de seus participantes.

Normas de submissão dos Simpósios Temáticos:

A proposição do Simpósio Temático deverá conter:

1) Identificação:
Titulo do Simpósio Temático; Dados do Coordenador (Nome; Instituição; e.mail para contato); Dados dos Participantes (Nome; Instituição); Indicação do eixo temático onde se insere o ST proposto.

2) Apresentação:
Titulo do Simpósio Temático; Tema; Justificativa; Desenvolvimento; e contribuição para a área.
O texto de apresentação deverá ter entre 2000 e 4000 caracteres com espaço; fonte Arial 11; espaço 1,5; margens de 3 cm.

3) Resumodas contribuições que compõem o Simpósio Temático, contendo: Autor(es); Titulo do trabalho; Conteúdo.
Cada resumo deverá conter entre 1000 e 2000 caracteres com espaço; fonte Arial 11; espaço 1,5; margens de 3 cm.

4) Breve Currículodos participantes do Simpósio Temático. Cada Currículo deverá conter até 500 caracteres com espaço; fonte Arial 11; espaço 1,5; margens de 3 cm.

PÔSTERES

A sessão de exposição e apresentação de pôsteres visa divulgar os resultados de pesquisas sobre as temáticas do evento. São convidados a apresentar pôsteres professores, pesquisadores, e alunos de graduação e pós-graduação.

A Comissão Cientifica selecionará os pôsteres aceitos para apresentação conforme critérios de qualidade do conteúdo, pertinência aos temas do evento e legibilidade do pôster. Os melhores trabalhos apresentados serão premiados durante o evento. Os Resumos Expandidos correspondentes aos pôsteres aceitos para apresentação serão publicados em meio digital.

Cada autor poderá apresentar no máximo dois pôsteres, sendo um como o autor principal, e o outro como co-autor.
Para a apresentação do pôster aceito é obrigatória a inscrição no evento de pelo menos um autor do trabalho proposto.

Formato de envio dos pôsteres

Os pôsteres deverão ser enviados acompanhados de Resumo Expandido.

Os pôsteres deverão ser propostos por meio digital em sua versão final, ou seja, seu conteúdo, desenho e composição gráfica deverão estar pré definidos por ocasião da submissão dos pôsteres. Deverão apresentar informações claras sobre o conteúdo do trabalho, informando: problemática, objetivos, metodologia empregada, resultados, conclusões e referências. A identificação do(s) autor(es) deverá constar de: título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), e.mail(s) de contato, instituição de origem, agência de fomento (se for o caso). A identificação deverá estar localizada no limite inferior do pôster, junto as suas margens, e inserida numa faixa horizontal de 10 cm de altura.

O arquivo digital deverá ser enviado em escala reduzida no formato tiff ou jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Recomenda-se não exceder o limite de 5 Mb para a submissão. Os pôsteres aceitos serão impressos em formato A-0, com dimensões aproximadas de 1,20 metro de altura e 0,85 metro de largura e serão expostos na posição retrato (vertical).

O Resumo Expandido deverá explicitar o tema da pesquisa, objetivos, metodologia, principais resultados obtidos, contendo entre 3000 e 6000 caracteres com espaço; fonte Arial 11; espaço 1,5; margens de 3 cm. A identificação do(s) autor(es) deverá constar de: título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), e.mail(s) de contato, instituição de origem, agência de fomento (se for o caso). A identificação deverá estar localizada no limite superior da página.

PREMIAÇÕES

Como forma de estimular e valorizar a produção na área estão previstas premiações nas seguintes categorias:
- Prêmio Tese e Dissertação
- Prêmio Artigo científico
- Prêmio capítulo de livro e livro integral.

Os prêmios serão designados por Comitês Científicos especialmente constituídos para este fim.
As teses e dissertações deverão ser enviadas em meio digital acrescido de três cópias impressas. Os Programas de Pós-gHaverá publicação em meio digital dos raduação filiados poderão enviar até três teses e até três dissertações, que terão inscrição institucional. Será permitida a inscrição individual de teses e dissertações.
Os artigos científicos, capítulos de livro e livros integrais deverão ser enviados em três cópias.

CALENDÁRIO

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Simpósios Temáticos
Envio das propostas dos Simpósios Temáticos: até 26 de julho de 2010.
Divulgação dos Simpósios Temáticos aceitos: 27 de agosto de 2010.
Envio dos textos completos dos Simpósios Temáticos para publicação em formato digital: até 15 de outubro de 2010.

Pôsteres
Envio de Pôsteres e Resumos Expandidos: até 31 de julho de 2010.
Divulgação dos Pôsteres: 27 de agosto de 2010.
Envio dos Pôsteres aceitos, impressos para exposição: até 31 de outubro de 2010.


PREMIAÇÕES

Prêmio Tese e Dissertação:
Envio das Teses e Dissertações até: 02 de agosto de 2010.
Serão aceitas Teses e Dissertações defendidas entre 01 de outubro de 2007 e 31 de julho de 2010.

Prêmio Artigo científico, capítulo de livro e livros:
Envio dos artigos científicos, capítulos de livro e livros até: 02 de agosto de 2010.
Serão aceitos artigos científicos, capítulos de livro e livros publicados entre 01 de outubro de 2007 e 31 de julho de 2010.



ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO

Instituições organizadoras:
PROURB/FAU-UFRJ – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / UFRJ
PROARQ/FAU-UFRJ – Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / UFRJ
PPGAU/EAU-UFF - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo / UFF

Promoção:
ANPARQ – Associação de Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Um comentário:

  1. Site oficial do evento:

    http://anparq.org.br/congressos/index.php/ENANPARQ/1ENANPARQ

    ResponderExcluir