domingo, 18 de julho de 2010

Patrimonio Ferroviario / Ribeirao Vermelho MG

RIBEIRÃO VERMELHO: RESTAURAÇÃO DO MAIOR PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DA AMERICA LATINA

05-07-2010 11:12:37

ESTAÇÃO DE RIBEIRÃO VERMELHO



É com muita alegria que recebo a maravilhosa notícia de que o Grande Patrimônio ferroviário da cidade de Ribeirão Vermelho, que faz parte do circuito Ferroviário Vele verde, terá um processo de restauração do acervo histórico iniciado em breve. O convênio para liberação dos recursos preliminares já foi assinado para dar inicio as obras. O IPHAN também fará licitação para liberação de recusros que podem chegar a R$10.000.000 (10 milhões)! hoje o acervo é de propriedade da administração pública local e os méritos desta vitória são da Prefeital e de sua equipe, que se empenhou de corpo e alma na busca de recursos que pudessem restaurar seus casarões, galpões e a Grande Rotunda. Considerada a maior da América Latina e a quarta maior do mundo!

ROTUNDA DE RIBEIRÃO VERMELHO
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibs3fV2j6pZr_uc7LowAVc2AbL2ZuakXZ7xMVONRJ8Lgh8Vyf3ozH0Pi24cyKgYTv2UxIiubYVT87izUIUXmPdNYRLZtkXD-HQKj1I0hLeilylOBbjT9gVzgjgd5asuzwLdMczsA82u1w/s320/11750009.JPG

Para nós do CFVV que nascemos para lutar em defesa do Patrimônio ferroviário e a revitalizaçao do circuito ferroviário local, esta notícia nos da ainda mais força para continuar no caminho que trilhamos e compartilhamos com todos os nossos parceiros e membros no desenvolvimento de nossos projetos. A CIDADE DE RIBEIRÃO VERMELHO reitalizada, tende a ser o que prevíamos desde o início... Um dos principais pontos do polo turístico que pretendemos criar com o retorno do Trem de passageiros para transporte do turismo.

A paisagem de Ribeirão Vermelho é de Impressionaste Beleza cênica. Inclui testemunhos ferroviários como a estação e a Rotunda. O entorno da paisagem é denso e de testemunhos remamescentes de grupos formadores da sociedade brasileira. E exatamente por prever e conhecer este dom natural da cidade, que enviamos o oficio 002 de 05 de Janeiro de 2010 ao IPHAN em nome do CFVV, para beneficio de Ribeirão Vermelho, para que seja instaurado processo adminstrativovisando a: “CHANCELA DE PAISAGEM CULTURAL BRASILEIRA” para a paisagem ribeirinha e para o patrimônio ferroviário desta cidade. Em virtude deste Muncípio ter um dos maiores complexos da extinta Rede no País. Estamos aguardando retorno por parte do IPHAN sobre nossa demanda que julgamos justa e merecedora, por parte de um povo que nunca desistiu de seu verdadeiro potencial... A ferrovia! Deus nos abençoe a todos e nos mantenha unidos em torno da revitalização ferroviária que tanto desejamos.

Oficina Ferroviária por rodrigo_rosse.
Oficina Ferroviária da antiga estação de Ribeirão Vermelho-MG.
Aqui se consertava e reformava vagões e locomotivas


Por César Mori Júnior, Presidente do CFVV

Fonte: http://www.lavras24horas.com.br/noticias/20481/RIBEIR%C3%83O%20VERMELHO:%20RESTAURA%C3%87%C3%83O%20DO%20MAIOR%20PATRIM%C3%94NIO%20FERROVI%C3%81RIO%20DA%20AMERICA%20LATINA%20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário